Chegamos à reta final de 2023, todos temos os olhos no novo ano que esta por chegar e os pés na velocidade máxima para dar conta do que não fora possível até agora. É um misto de quase lá, mas ainda não.
Quem não...
Visitou os projetos sonhados, revisou os planos de trabalho ou verificou as metas alcançadas. Tudo isso com uma criticidade tão grande que soa como uma cobrança exacerbada sobre si e, de vez em quando, respinga sobre quem esta ao redor.
Entretanto...
Hoje vou sugerir outra coisa, muda um pouco os seus óculos, veja o que você superou, as conquistas que tivera, o caminho que você trilhou. Quem sabe não é interessante a gente desenvolver um espírito de gratidão....
Gratidão
Agradecer não pelas conquistas ou superações, mas buscar uma sensibilidade tão pessoal que sua gratidão brota do seu coração pelo “simples” fato de você estar vivo, de você sentir o que lhe rodeia, mas, acima de tudo, por você ser.
Contudo
Ao sair dessa visita, seria bom retornar para o aconchego do seu lar e acolher as realidades, pessoas, processos e tudo mais que compõe você, como fez Francisco de Assis, para que o sonho do Natal vivifique o desejo de paz e amor que desperta em cada um de nós...
Visitar
Há 800 anos, São Francisco de Assis construiu o primeiro presépio vivo. Sua intenção foi aproximar a experiência do nascimento de Jesus ao cotidiano do pequeno povoado de Greccio. Que bom seria se cada um de nós, crente ou não, pudéssemos visitar um presépio e sentir que a gente também carrega em nós um germe de eternidade.
Natal
Desejo que a celebração do Natal suscite em cada um dos leitores/leitoras um sentimento de (re)nascimento, que a gente seja mais presente. Que 2024 traga um conforto e um consolo aos nossos corações certos de que o amor zeloso do Senhor Deus será nossa certeza e nosso repouso para acolhermos e sermos acolhedores.